Kaptain

Gestão de Talentos baseada em dados

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Gestão de Talentos baseada em dados

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Gestão de Talentos baseada em dados

Kaptain

Gestão de Talentos baseada em dados

Kaptain é uma startup de HR Tech que tem como propósito empoderar líderes a criarem culturas mais fortes e gerirem melhor seus talentos. No trabalho com a Kaptain, ajudei a criar a plataforma e toda a experiência digital.

MEU PAPEL

Pesquisa com usuários
Análise competitiva
Testes com usuários
Design de interface
Prototipação
Design System

EQUIPE

Bruno Cabral (Diretor)
Raphael Sá (Product Owner)
Marcus Moreira (Product Design)
Odair Tanes (Arquiteto de Software)
Marcus Ribeiro (Dev. Frontend)
Gustavo Angelo (Dev. Backend)

Bruno Cabral (Diretor)
Raphael Sá (Product Owner)
Marcus Moreira (Product Design)
Odair Tanes (Arquiteto de Software)
Marcus Ribeiro (Dev. Frontend)
Gustavo Angelo (Dev. Backend)

PLATAFORMA

Web app responsivo

TIMELINE

Maio 2021–Outubro 2022

DORES

Se você não tira valor dos dados, os dados tiram valor de você

A transformação digital tem tido um impacto significativo no dia a dia das organizações. A automação de processos e a análise de dados têm evoluído o papel da Gestão de Pessoas.Um reflexo disso é que nos últimos anos vimos um boom de startups focadas em Recursos Humanos. Hoje são mais de 370 HR techs no mercado brasileiro.

Como consequência desse fenômeno, o RH está enfrentando um desafio na gestão de suas informações, que estão espalhadas em ecossistemas cada vez mais complexos. Integrar, organizar e extrair valor desses dados tem se tornado uma tarefa difícil e custosa. Na Kaptain, sintetizamos esse cenário em 3 principais dores:


Trabalhar com dados é custoso

Alto tempo gasto para integrar, parametrizar e extrair dados, gerando alta dependência de habilidades específicas.


Muitas métricas, poucos insights

Indicadores rasos, relatórios inúteis e um mar de dashboards que não trazem insights com significado.


Decisões mal embasadas

Dificuldade de enxergar o todo devido a fontes desintegradas e consistência questionável

A transformação digital tem tido um impacto significativo no dia a dia das organizações. A automação de processos e a análise de dados têm evoluído o papel da Gestão de Pessoas.Um reflexo disso é que nos últimos anos vimos um boom de startups focadas em Recursos Humanos. Hoje são mais de 370 HR techs no mercado brasileiro.

Como consequência desse fenômeno, o RH está enfrentando um desafio na gestão de suas informações, que estão espalhadas em ecossistemas cada vez mais complexos. Integrar, organizar e extrair valor desses dados tem se tornado uma tarefa difícil e custosa. Na Kaptain, sintetizamos esse cenário em 3 principais desafios:


Trabalhar com dados é custoso

Alto tempo gasto para integrar, parametrizar e extrair dados, gerando alta dependência de habilidades específicas.


Muitas métricas, poucos insights

Indicadores rasos, relatórios inúteis e um mar de dashboards que não trazem insights com significado.


Decisões mal embasadas

Dificuldade de enxergar o todo devido a fontes desintegradas e consistência questionável

A transformação digital tem tido um impacto significativo no dia a dia das organizações. A automação de processos e a análise de dados têm evoluído o papel da Gestão de Pessoas.Um reflexo disso é que nos últimos anos vimos um boom de startups focadas em Recursos Humanos. Hoje são mais de 370 HR techs no mercado brasileiro.

Como consequência desse fenômeno, o RH está enfrentando um desafio na gestão de suas informações, que estão espalhadas em ecossistemas cada vez mais complexos. Integrar, organizar e extrair valor desses dados tem se tornado uma tarefa difícil e custosa. Na Kaptain, sintetizamos esse cenário em 3 principais desafios:


Trabalhar com dados é custoso

Alto tempo gasto para integrar, parametrizar e extrair dados, gerando alta dependência de habilidades específicas.


Muitas métricas, poucos insights

Indicadores rasos, relatórios inúteis e um mar de dashboards que não trazem insights com significado.


Decisões mal embasadas

Dificuldade de enxergar o todo devido a fontes desintegradas e consistência questionável

A transformação digital tem tido um impacto significativo no dia a dia das organizações. A automação de processos e a análise de dados têm evoluído o papel da Gestão de Pessoas.Um reflexo disso é que nos últimos anos vimos um boom de startups focadas em Recursos Humanos. Hoje são mais de 370 HR techs no mercado brasileiro.

Como consequência desse fenômeno, o RH está enfrentando um desafio na gestão de suas informações, que estão espalhadas em ecossistemas cada vez mais complexos. Integrar, organizar e extrair valor desses dados tem se tornado uma tarefa difícil e custosa. Na Kaptain, sintetizamos esse cenário em 3 principais desafios:


Trabalhar com dados é custoso

Alto tempo gasto para integrar, parametrizar e extrair dados, gerando alta dependência de habilidades específicas.


Muitas métricas, poucos insights

Indicadores rasos, relatórios inúteis e um mar de dashboards que não trazem insights com significado.


Decisões mal embasadas

Dificuldade de enxergar o todo devido a fontes desintegradas e consistência questionável

〝Hoje não temos uma base de dados única estruturada para o RH. Para cada processo temos uma base de dados diferente. Então cada nova demanda de análise exige um trabalho gigantesco〞

〝Hoje não temos uma base de dados única estruturada para o RH. Para cada processo temos uma base de dados diferente. Então cada nova demanda de análise exige um trabalho gigantesco〞

〝Hoje não temos uma base de dados única estruturada para o RH. Para cada processo temos uma base de dados diferente. Então cada nova demanda de análise exige um trabalho gigantesco〞

〝Hoje não temos uma base de dados única estruturada para o RH. Para cada processo temos uma base de dados diferente. Então cada nova demanda de análise exige um trabalho gigantesco〞

TRECHO DE ENTREVISTA COM PÚBLICO-ALVO

TRECHO DE ENTREVISTA COM PÚBLICO-ALVO

TRECHO DE ENTREVISTA COM PÚBLICO-ALVO

DESAFIOS

Uma plataforma pensada para líderes se libertarem de dados ineficientes

Na Kaptain temos o propósito de empoderar líderes a criarem culturas mais fortes e gerirem melhor seus talentos. Nosso objetivo é gerar valor real para o negócio através de dados, proporcionando uma experiência de fácil uso e que também trouxesse robustez analítica.

Nossos principais desaios eram:

Criar uma plataforma que não exige conhecimento técnico

Permitir o cruzamento de diferentes fontes em um único lugar

Trazer visualizações significativas

Implementação facilitada e rápida, demorando dias e não meses

Capaz de se conectar com sistemas legados

Representação ilustrativa do motor de conexão da Kaptain

PRIMEIRO TESTE

Testar cedo para aprender rápido

Desde o início nossa abordagem era de testar rápido as ideias. Identificamos que o Perfil de Cliente Ideal era um gestor de RH que trabalhasse em uma empresa com 200 a 1000 funcionários. Deveria também ser uma empresa que utilizasse no mínimo 3 softwares específicos para Gestão de Pessoas. A partir disso rodamos uma Design Sprint que resultou em um protótipo com as funcionalidades básicas que queríamos testar valor.

Definição da estratégia do produto usando a ferramenta Miro

Mapeamento e priorização de fluxos a serem testados

Primeiros protótipos de tela para teste

INSIGHTS INICIAIS

Gestão de Talentos é um hábito

Nos testes iniciais, utilizamos ferramentas de Product Market Fit em conjunto com observações do uso do protótipo durante as entrevistas. Após uma rodada com mais de 15 potenciais clientes, obtivemos evidências de que atingimos nosso objetivo inicial, pois as pessoas mostraram interesse imediato em usar a Kaptain. Além disso, o teste revelou três insights importantes sobre o comportamento do público:

Gestores analisam comparativamente: eles se concentram nos colaboradores que mais se destacam tanto positiva e negativamente.

Aversão a análises muito numéricas: para os gestores é importante que não seja simplesmente uma análise quantitativa de pessoas.

Frequência de retorno baixa: Em nossa solução, as análises só teriam relevância uma vez por mês. Precisávamos trazer a gestão de talentos como um hábito diário.

Exemplo de avaliação dos testes e auditoria das telas

MAIS TESTES

Agregando novas propostas de valor

Passamos por várias rodadas de pesquisa, entrevistas e iterações. Utilizamos em conjunto com métodos qualitativos ferramentas quantitativas como o Maze, que nos permitiu melhorar a taxa de conclusão de tarefas em mais de 50% em um curto período de tempo.

Criamos a feature de Conversas 1:1, que permitia armazenar anotações sobre os colaboradores. Acreditávamos que essa seria uma boa estratégia para gerar movimentação na plataforma com mais frequência.

Também reconhecemos a necessidade de mudar nossa identidade visual. As pessoas consideravam a Kaptain "muito tecnológica", o que ia contra nossa visão de criar uma plataforma para pessoas não técnicas.

Redesenho da Identidade Visual e criação do Design System da Kaptain

Exemplos de telas finais após os testes

NOVOS INSIGHTS

Hábitos antigos não mudam tão facilmente

Após lançarmos um MVP para um grupo de usuários beta, notamos um dilema: embora as pessoas gostassem da feature de Conversa 1:1, a taxa de conclusão dessas tarefas era muito baixa. Suspeitamos que o problema era a comunicação e conduzimos um estudo focado em UX Writing para desenvolver um Dicionário de Vocabulário Controlado.

Conseguimos ver melhorias, mas não o suficiente para justificar seu uso. Mais tarde ficou evidente que, mesmo com as vantagens da Kaptain, os hábitos antigos não são facilmente alterados. Às vezes, uma caneta e papel são tudo o que as pessoas desejam.

Fluxo adicionar impressão sobre o colaborador

Após mais de um ano trabalhando na Kaptain, sinto-me privilegiado pela quantidade de aprendizado que tivemos. Foram incontáveis conversas e entrevistas com gestores que me fizeram refletir bastante sobre a temática de Gestão de Talentos. Atualmente a Kaptain foi descontinuada e espera um momento mais propício para retomar as atividades.

Alguns aprendizados com a Kaptain

1. Mudar hábitos é uma tarefa difícil

Hábitos e familiaridade prevalecem sobre funcionalidades ainda que tenham grande potencial de gerar valor. O design deve ser cuidadosamente planejado para influenciar mudança de comportamentos.


2. Testes de usabilidade podem trazer mais insights além de usabilidade

Testes de Usabilidade são uma poderosa ferramenta de pesquisa. Além de identificar melhorias de uso, também podem gerar insights para outras dimensões do produto, como o Branding.


3. Não se apegue a ideias, por melhor que os indicadores sejam

Uma funcionalidade pode ser percebida como muito valiosa e ter excelentes números em testes de usabilidade e mesmo assim não dar certo. Se as pessoas não usam, desapegue.

Atualmente trabalho como Product Designer na @EloGroup e estou aberto para projetos de curta duração. Quer saber mais detalhes? Mande uma mensagem :)

© Marcus Moreira 2023