Kaptain é uma startup de HR Tech que tem como propósito empoderar líderes a criarem culturas mais fortes e gerirem melhor seus talentos. No trabalho com a Kaptain, ajudei a criar a plataforma e toda a experiência digital.
MEU PAPEL
Pesquisa com usuários
Análise competitiva
Testes com usuários
Design de interface
Prototipação
Design System
EQUIPE
PLATAFORMA
Web app responsivo
TIMELINE
Maio 2021–Outubro 2022
DORES
Se você não tira valor dos dados, os dados tiram valor de você
DESAFIOS
Uma plataforma pensada para líderes se libertarem de dados ineficientes
Na Kaptain temos o propósito de empoderar líderes a criarem culturas mais fortes e gerirem melhor seus talentos. Nosso objetivo é gerar valor real para o negócio através de dados, proporcionando uma experiência de fácil uso e que também trouxesse robustez analítica.
Nossos principais desaios eram:
✦ Criar uma plataforma que não exige conhecimento técnico
✦ Permitir o cruzamento de diferentes fontes em um único lugar
✦ Trazer visualizações significativas
✦ Implementação facilitada e rápida, demorando dias e não meses
✦ Capaz de se conectar com sistemas legados
Representação ilustrativa do motor de conexão da Kaptain
PRIMEIRO TESTE
Testar cedo para aprender rápido
Desde o início nossa abordagem era de testar rápido as ideias. Identificamos que o Perfil de Cliente Ideal era um gestor de RH que trabalhasse em uma empresa com 200 a 1000 funcionários. Deveria também ser uma empresa que utilizasse no mínimo 3 softwares específicos para Gestão de Pessoas. A partir disso rodamos uma Design Sprint que resultou em um protótipo com as funcionalidades básicas que queríamos testar valor.
Definição da estratégia do produto usando a ferramenta Miro
Mapeamento e priorização de fluxos a serem testados
Primeiros protótipos de tela para teste
INSIGHTS INICIAIS
Gestão de Talentos é um hábito
Nos testes iniciais, utilizamos ferramentas de Product Market Fit em conjunto com observações do uso do protótipo durante as entrevistas. Após uma rodada com mais de 15 potenciais clientes, obtivemos evidências de que atingimos nosso objetivo inicial, pois as pessoas mostraram interesse imediato em usar a Kaptain. Além disso, o teste revelou três insights importantes sobre o comportamento do público:
Gestores analisam comparativamente: eles se concentram nos colaboradores que mais se destacam tanto positiva e negativamente.
Aversão a análises muito numéricas: para os gestores é importante que não seja simplesmente uma análise quantitativa de pessoas.
Frequência de retorno baixa: Em nossa solução, as análises só teriam relevância uma vez por mês. Precisávamos trazer a gestão de talentos como um hábito diário.
Exemplo de avaliação dos testes e auditoria das telas
MAIS TESTES
Agregando novas propostas de valor
Passamos por várias rodadas de pesquisa, entrevistas e iterações. Utilizamos em conjunto com métodos qualitativos ferramentas quantitativas como o Maze, que nos permitiu melhorar a taxa de conclusão de tarefas em mais de 50% em um curto período de tempo.
Criamos a feature de Conversas 1:1, que permitia armazenar anotações sobre os colaboradores. Acreditávamos que essa seria uma boa estratégia para gerar movimentação na plataforma com mais frequência.
Também reconhecemos a necessidade de mudar nossa identidade visual. As pessoas consideravam a Kaptain "muito tecnológica", o que ia contra nossa visão de criar uma plataforma para pessoas não técnicas.
Redesenho da Identidade Visual e criação do Design System da Kaptain
Exemplos de telas finais após os testes
NOVOS INSIGHTS
Hábitos antigos não mudam tão facilmente
Após lançarmos um MVP para um grupo de usuários beta, notamos um dilema: embora as pessoas gostassem da feature de Conversa 1:1, a taxa de conclusão dessas tarefas era muito baixa. Suspeitamos que o problema era a comunicação e conduzimos um estudo focado em UX Writing para desenvolver um Dicionário de Vocabulário Controlado.
Conseguimos ver melhorias, mas não o suficiente para justificar seu uso. Mais tarde ficou evidente que, mesmo com as vantagens da Kaptain, os hábitos antigos não são facilmente alterados. Às vezes, uma caneta e papel são tudo o que as pessoas desejam.
Fluxo adicionar impressão sobre o colaborador
Após mais de um ano trabalhando na Kaptain, sinto-me privilegiado pela quantidade de aprendizado que tivemos. Foram incontáveis conversas e entrevistas com gestores que me fizeram refletir bastante sobre a temática de Gestão de Talentos. Atualmente a Kaptain foi descontinuada e espera um momento mais propício para retomar as atividades.
Alguns aprendizados com a Kaptain
1. Mudar hábitos é uma tarefa difícil
Hábitos e familiaridade prevalecem sobre funcionalidades ainda que tenham grande potencial de gerar valor. O design deve ser cuidadosamente planejado para influenciar mudança de comportamentos.
2. Testes de usabilidade podem trazer mais insights além de usabilidade
Testes de Usabilidade são uma poderosa ferramenta de pesquisa. Além de identificar melhorias de uso, também podem gerar insights para outras dimensões do produto, como o Branding.
3. Não se apegue a ideias, por melhor que os indicadores sejam
Uma funcionalidade pode ser percebida como muito valiosa e ter excelentes números em testes de usabilidade e mesmo assim não dar certo. Se as pessoas não usam, desapegue.