A Sophia é uma plataforma criada para apoiar decisões estratégicas por meio da extração, análise e entendimento de um grande volume de dados da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE). Trabalhando próximo a uma equipe multidisciplinar, meu papel foi desenhar a experiência digital de um ecossistema de 4 aplicações.
MEU PAPEL
Testes com usuários
Design de interface
Prototipação
Design System
EQUIPE
PLATAFORMA
Web app responsivo
TIMELINE
Janeiro 2022–Abril 2023
CONTEXTO E OBJETIVOS
Construir um ambiente fiscal mais transparente e justo
A Sefaz-CE é responsável pela gestão e controle das finanças públicas do estado do Ceará, atuando na arrecadação, fiscalização e controle dos impostos e receitas. Por ano, são mais de R$ 13 bilhões arrecadados e mais de 20 mil estabelecimentos monitorados, números que confirmam o papel estratégico na elaboração e execução do orçamento estadual.
Buscando modernizar os processos administrativos, adotar tecnologias e promover a transparência na gestão pública, a Sefaz-CE iniciou um projeto de transformação digital que incluía a Sophia, plataforma de visualização e integração de quantidades massivas de dados.
A plataforma Sophia nasceu para apoiar os seguintes objetivos:
✦ Tornar as informações estaduais mais transparentes ao contribuinte
✦ Fortalecer os processos de análise de dados, planejamento e monitoramento de ações fiscais.
✦ Engajar a sociedade na conformidade tributária
Exemplo de telas da aplicação e do portal Pai D'Égua
DESAFIOS E RESTRIÇÕES
Visualizações eficientes
O projeto da Sophia contemplava a criação de 4 aplicações. Tínhamos um curto espaço de tempo para entregar valor e boa parte dos esforços estava alocado em vencer a complexidade de infraestrutura de Big Data.
Quando fui chamado para compor a equipe do projeto, tive como desafio construir visualizações eficientes, onde um pequeno conjunto de componentes fosse altamente versátil e reutilizável. Isso aceleraria a entrega de valor em um momento de recursos limitados.
Outro desafio era tornar essas visualizações concisas e intuitivas. Perfis não técnicos e contribuintes deveriam compreender bem a ferramenta, ao mesmo tempo em que perfis técnicos deveriam poder ter flexibilidade para tirar insights significativos.
Exemplo de responsividade nas telas da aplicação
PROJETO PILOTO
Testando nossa abordagem com contribuintes do estado
Focamos em uma aplicação, o Contribuinte Pai Dégua, como nosso primeiro projeto piloto. Seria um teste da nossa abordagem de desenvolvimento e da proposta de valor do projeto.
Selecionamos algumas empresas contribuintes para testar o protótipo que havíamos criado. Experimentamos uma abordagem de Teste A/B para entender como algumas visualizações influenciavam a percepção dos usuários.
Telas iniciais do Pai D'Égua
RESULTADO DOS TESTES
Às vezes, as pessoas só precisam de um botão
O principal objetivo do Contribuinte Pai Dégua é fomentar a conformidade fiscal. Isso significa tonar acessível ao contribuinte as irregularidades e inconformidades que ele tem no seu CNPJ.
Esse processo parece simples, mas não é. Uma única empresa pode emitir centenas de documentos fiscais por dia. Saber quais estão em inconformidade pode ser um trabalho penoso.
Nos testes descobrimos que as pessoas responsáveis pela conformidade nas empresas não queriam as análises sofisticadas que distribuímos em pouco mais de 5 telas. Apenas queriam saber onde estavam em inconformidade para poder tomar uma providência.
No fim das contas, duas telas resolviam boa parte dos problemas (e um único botão era capaz de resolver o principal deles).
Telas do Pai D'Égua após avaliação e teste
Fluxo de atividades Pai D'Égua
ESCALANDO A SOLUÇÃO
Derivando novas aplicações a partir dos nossos testes
A experiência de testes e desenvolvimento do Contribuinte Pai D’Égua trouxe muitos insights para nós. Conseguimos provar a proposta e a nossa abordagem de desenvolvimento. Entendemos que gerar valor com poucas visualizações era não só possível como também extremamente desejável.
Com isso, iniciamos a criação do Design System da Sophia utilizando o método de Atomic Design. Chegamos a um conjunto de componentes e templates capazes de gerar um grande número de visualizações. A partir daí, rodamos o processo de construção, teste e iteração para as outras 3 aplicações da Sefaz-CE.
Amostra do Design System da Sophia Big Data
Exemplo de telas da Sophia Big Data
UM NOVO DESAFIO
Integrando as aplicações em um único serviço
As aplicações tinham sido desenvolvidas e estávamos na fase de crescimento do projeto. Percebemos que, apesar de ter alta satisfação entre os usuários, algumas dores ainda permaneciam.
Em entrevistas e observações, recorrentemente vimos informações repetidas e espalhadas. Além disso, as pessoas requisitavam funcionalidades que já eram oferecidas em outras aplicações, mas não estavam explícitas para aqueles usuários que se dedicavam a usar predominantemente uma das ferramentas.
Percebemos que era necessário criar uma visão integrada da Sophia, permitindo uma navegação fluída entre os sistemas. Isso não só diminuiria o risco de sobreposição como também traria a experiência de uma solução consistente e robusta. Sophia agora se tornava uma única plataforma.
+21 mil
+11 mil
15%
Principais aprendizados
1. Quando achar que priorizou o suficiente, priorize um pouco mais
80% do valor percebido estava concentrado em 20% das visualizações e funcionalidades. Os testes nos ajudaram a trazer foco para aquilo que era realmente importante para o nosso piloto. Apesar de também necessárias, outras visualizações e funcionalidades poderiam vir depois
2. Construir pontes é mais importante do que exercer papéis
Boa parte do trabalho que exerci não era do escopo de product design. Foi fundamental estar imerso na realidade de desenvolvedores, engenheiros e cientistas de dados para entender o impacto da infraestrutura de Big Data na solução do projeto
3. O Design é impactado por tudo e por todos
Cada membro da equipe impacta direta ou indiretamente na construção da experiência e até do design de interface. UX Design é uma atividade coletiva. Enquanto designers, devemos sustentar as discussões e contribuir com uma visão qualificada